top of page

Teknópoiésis é uma exposição de caráter multimidiático que convida o público a interagir com as diversas formas de expressão e reflexão poética: desde a oralidade, até a fibra ótica, desde o boca a boca até os e-mails, do ideograma ao concretismo, do trocadilho ao racionalismo, da comunicação mais eficiente ao enigma mais instigante, conduzindo-o à meditação sobre a importância da linguagem e das linguagens, em diferentes ambiências, explorando (e reagindo) a consciência, influência e inteligência poéticas

Minhas Leituras Falam de Mim

Paixão de Ler  - Prefeitura do Rio

Do que as escolas precisam?

Ideias novas e originais;

Desafiar o impossível; 

Ler com interdisciplinaridade; 

Permitir a arte com todas as suas linguagens;

Valorizar a vida leitora íntima do sujeito;

Criar integração de conhecimento;

Ler entre, além e através de, sempre.

 

Catedra Unesco de Leitura  PUC - Rio

 

é Centro de referência em leitura de múltiplas linguagens e suportes para países de fala portuguesa, desempenha simultaneamente seu papel acadêmico e informativo, tanto na produção de material científico quanto na observação participativa nas ações de cunho social desempenhada pelo IILER, atendendo, ainda e no âmbito de suas atuações gerais e específicas, as orientações e políticas de Educação Para Todos e seus objetivos.

LerVerberação

Da Prática ao mais que Conceito objetiva a realização e divulgação de vídeo aulas que apresentam práticas
leitoras respaldadas pelas teorias de leitura competentes e trabalham os conceitos fundamentais para a formação do professor leitor.

Seu público-alvo prioritário são professores que não têm acesso à informação qualificada que embase seu trabalho como formador — não só de leitores, mas de sujeitos conscientes de seu contexto cultural e dotados de capacidade crítica de seu entorno social.

augusto-dos-anjos-perfil.gif

Enciclopédia

Augusto dos Anjos

(e do pré-modernismo)

Teatro Armando Gonzaga

Érico Braga atua na área de Formação de Leitores há mais de 10 anos como parceiro da Cátedra Unesco de Leitura (coordenação,captação de recursos, criação e produção de projetos)

OFICINA DE LEITURA

PERFIS DE LEITORES E PRÁTICAS DE LEITURAS

O propósito do curso é municiar o professor com instrumental teórico de leitura haurido e sistematizado a partir de estudos de casos.

 

Partindo do princípio de que o estudo dos processos de interpretação deve ser empreendido num âmbito muito mais abrangente do que o estritamente analítico e imanentista, cada autor/leitor trazido à baila será abordado tendo-se como objeto de perquirição sua dinâmica de leitura e seu envolvimento afetivo com os textos, buscando sempre o contexto extra-literário em que ele se encontra necessariamente inserido.

Itapicuim é um projeto que prevê a reciclagem, aproveitamento e reaproveitamento futuro de todo o material utilizado para a construção da instalação.

Patrocinado pelo Governo do Estado e Petrobrás, o livro O Homem que Tudo Leu foi Toda a trama é desenvolvida em dois capítulos. O primeiro trata da exposição dos perfis de leitores de Tobias através de uma narrativa informada pelos pressupostos da Sátira Menipeia, numa alegoria metacrítica. Toda a narrativa se dá no decurso de uma carraspana de dimensões rabelesianas, em um sórdido boteco, onde dialogam as personagens de um pedreiro e de um filósofo, de um doutorando e de um malandro, discutindo a leitura, a cultura, a educação e as relações entre homem e sociedade, sob a luz dos escritos “tobiáticos”.

Recursos captados através de Financiamento coletivo - Crowdfunding, "Memórias de um Petroleiro", do baiano Luiz Pinho, foi editado e publicado pela Editora Antigo Leblon.

É uma viagem no tempo. O autor não foi apenas testemunha da história da perfuração de petróleo no Brasil. Ele fez a história. Seu livro não contém apenas suas memórias, mas é também uma extensão da memória coletiva, conjurando todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, participaram desse esforço.

Projeto Universitário Interdisciplinar

de Arte

e Comunidade

557807_524294567584185_521306833_n_edita

Pinto no Lixo:

uma relação de afeto, leitura e arte

I – A IMAGEM

DO ALTO DE SUA EXÍMIA FOTOGRAFIA

O ROSTO DA ESFINGE EXPLORA

TODA A SABEDORIA DE DAR-SE

ELA OLHA PARA O HOMEM QUE EXISTE

E PARA O QUE NÃO EXISTE

E PARA O QUE TERÁ QUE INVENTAR, SE

NECESSÁRIO –

       COMO DE HÁBITO

 

NÃO EXISTE O TRASTE QUE SE ARRASTA

COM SEUS VIDROS INQUEBRANTÁVEIS

NEM O NOBRE QUE SE DESLOCA

PELAS ESTEPES DE RUSSIAS VÁRIAS

EXISTEM AMBOS

E EXISTE NADA

bottom of page